Qual a diferença entre o médico urologista e o nefrologista?

doenca
Síndrome Nefrótica
dezembro 2, 2015
fimose
Fimose, o que fazer?
janeiro 4, 2016

Qual a diferença entre o médico urologista e o nefrologista?

diferenca

Infelizmente ainda há muita confusão quando se falam dessas duas especialidades. Apesar de os rins serem alvo das duas, as áreas de atuação são totalmente diferentes.

A diferença fundamental é que o urologista é um cirurgião de formação. Enquanto o nefrologista é um clínico. O foco principal de atuação do nefrologista são os rins, enquanto o urologista estende sua atuação ao restante do trato urinário de ambos os sexos e ao sistema genital do homem (próstata, pênis, testículos, etc).

A nefrologia é uma especialidade muito rica e importante. Um nefrologista é um médico muito versátil e acostumado a tratar pacientes com várias doenças associadas. Fica bastante a vontade com pacientes graves. Apesar de praticamente tomar conta de um órgão somente, este órgão é vital, consome 20% do sangue que o coração bombeia e pode ser acometido por uma variedade enorme de doenças. O dia a dia dos nefrologistas é a insuficiência renal, seja aguda ou crônica, com necessidade ou não de diálise. Normalmente um paciente não procura um nefrologista espontaneamente.

Geralmente é encaminhado por outros médicos ou começa seu acompanhamento por ocasião de um internamento hospitalar, inclusive pacientes em UTI. O nefrologista é especialista em diálise e em tratar doenças renais de forma clínica, ou seja, com medidas e medicações que não invadem o paciente, com o objetivo maior de não deixar que os pacientes cheguem a fazer diálise ou transplante, ou pelo menos retardar isso ao máximo. Também faz acompanhamento de pacientes antes e depois do transplante renal, tratam hipertensão, nefrites, etc.

Dra. Roberta Pascotto
Dra. Roberta Pascotto
Dra. Roberta Pascotto é médica graduada na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), pós-graduada em Nefrologia Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP desde 2007. Atualmente é responsável pelo Departamento de Diálise Pediátrica da Santa Casa de Maringá, médica nefropediatra no Hospital Santa Rita, presta atendimento à seus pacientes na Clinica do Rim e responsável pelo ambulatório de nefrologia pediátrica do Departamento de Medicina da UNINGA. Dedica-se á profissão desde 2003, buscando constante aperfeiçoamento e conhecimento na sua área de atuação. A carreira acadêmica, o contato direto com seus pacientes e o dia a dia do setor de diálise trouxeram anos de expertise e vivência clinica, e uma linda história de sucesso profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *